Exames e Tratamentos

Cistoscopia

A cistoscopia, ou uretrocistoscopia, é o exame urológico endoscópico que permite a avaliação da anatomia interna do aparelho urinário baixo (uretra, próstata e bexiga). A utilização de modernos cistoscópios flexíveis (endoscópios de calibre fino) permite a realização de um exame minimamente invasivo, bem tolerado pelo paciente e com obtenção de imagens endoscópicas de elevada qualidade.

Está indicada em pacientes com sintomas urinários (sangue na urina, dificuldade em urinar, aumento da frequência miccional, dor pélvica ou infeções urinárias de repetição) e suspeita de patologia do aparelho urinário baixo, nomeadamente nos casos em que os exames imagiológicos de primeira linha não foram suficientes para diagnosticar ou caracterizar completamente o quadro clínico. Permite a identificação e caracterização de apertos da uretra, neoplasias, cálculos urinários e divertículos, entre outras patologias, assim como a realização de biópsias da bexiga e da uretra. Pode ser efetuada para avaliação pós-operatória de cirurgias da uretra, próstata, bexiga ou ureter, ou para realização de terapias endoscópicas minimamente invasivas.

Para a realização de uma cistoscopia não é necessário estar em jejum nem efetuar preparação prévia, não havendo habitualmente necessidade de alterar ou suspender qualquer medicação tomada pelo paciente. A realização de profilaxia antibiótica não é obrigatória, estando recomendada apenas em situações específicas e identificadas atempadamente pelo seu Médico.

O exame é realizado na posição de deitado e com os membros inferiores fletidos e apoiados em suportes específicos, com roupa descartável fornecida pelo Centro e em instalações que asseguram a total privacidade do paciente. A utilização de anestesia local (gel anestésico na uretra) e de modernos cistoscópios flexíveis possibilita a realização do exame sem qualquer dor para o paciente, sendo habitual apenas um desconforto semelhante à vontade de urinar. Em média, todo o procedimento dura entre 5 e 10 minutos.

Poderá visualizar um vídeo exemplificativo do exame, produzido pela EAU, clicando AQUI.

Trata-se de um exame realizado em regime ambulatório, não havendo normalmente necessidade de qualquer restrição às atividades habituais. Recomenda-se a ingestão de líquidos em grande quantidade nos dias seguintes à realização de uma cistoscopia, para reduzir a possibilidade de aparecimento de sangue na urina ou de infeções urinárias.

A cistoscopia será sempre realizada por um Médico Urologista experiente no diagnóstico e tratamento das patologias da uretra, da próstata e da bexiga, com apoio de uma Enfermeira especializada em técnicas urológicas.

Tiago Oliveira