Informações Clínicas para o Público

Contracepção Progestativa (CP)

Com o aparecimento de novas moléculas e formulações e de novas vias de administração, a contracepção progestativa tornou-se uma alternativa eficaz a par com os estroprogestativos. Existem também várias vias de administração: oral (Cerazette®), injectável (Depo-Provera®), sub-cutânea (Implanon NXT®) e Sistema Intra-Uterino (SIU - Mirena®).
A contracepção progestativa tem várias indicações para a sua utilização, como:
– Intolerância ao uso de estrogénios
– Antecedentes de tromboembolismo
– Amamentação
– Tabagismo
– Outras situações não contraceptivas como menorragias, anemia e endometriose
Existem também alguns efeitos indesejáveis que devem ser esclarecidos para não alarmar a mulher: padrão de hemorragia irregular, tensão mamária, aumento de peso, acne e alterações do humor.
IMPLANON NXT®
O implante subcutâneo contém apenas progesterona (etonogestrel) com eficácia superior a 99% e durante 3 anos.A sua colocação é fácil e indolor quando levada a cabo por um médico com experiência. O padrão hemorrágico é tendencialmente irregular e imprevisível, não acarretando essa particularidade qualquer efeito negativo para a saúde da mulher.
SIU-Mirena®
É um sistema intra-uterino que se coloca dentro do útero, tendo uma alta eficácia e uma duração de 5 anos. Trata-se de um método reversível e que não interfere com a fertilidade futura após a sua remoção.
Este sistema liberta um progestativo (levonorgestrel) a um ritmo constante e controlado, exercendo o seu efeito localmente, a nível do endométrio.