Exames e Tratamentos

Ecografia Escrotal

A ecografia escrotal é, ainda, o melhor exame existente para avaliar as bolsas escrotais e o seu conteúdo, ou seja, o testículo, o epidídimo e o cordão espermático. Tem uma enorme sensibilidade para patologias destas estruturas (que se aproxima dos 100%), sem qualquer dor ou incómodo. É um exame simples, rápido e não invasivo, que permite a identificação e caracterização de tumores, infecções, hematomas, torções do testículo, varicoceles, hidroceles, entre outras patologias.

Quando necessário, será efectuado um estudo complementar de ecodoppler, o que permite obter informação sobre a irrigação sanguínea do testículo e restantes estruturas escrotais.

Este exame é realizado na posição deitada, com uma sonda que se encosta à pele da região genital, onde terá sido previamente aplicado um gel inócuo.

Será sempre realizado por um médico Urologista experiente não só em imagiologia escrotal, mas também no tratamento médico e cirúrgico das patologias escrotais, o que lhe confere a melhor sensibilidade para a sua correcta avaliação.