Exames e Tratamentos

Ecografia Prostática Transrectal

A melhor abordagem ecográfica da próstata é a realizada por via transrectal, uma vez que permite a obtenção de imagens de alta resolução da próstata, vesículas seminais e pavimento da bexiga, com um detalhe anatómico muito superior ao conseguido com a ecografia suprapúbica.

Este exame permite identificar alguns tumores da próstata (nem todos são visíveis por imagiologia), hiperplasia benigna da próstata, infecções (prostatites), quistos, dilatações das vesículas seminais, calcificações, entre outras alterações. Quando necessário, o equipamento permite fazer um estudo complementar por eco-Doppler, o que possibilita a obtenção de informação sobre a dinâmica da vascularização da próstata.

O exame é realizado com o paciente deitado de lado, com os membros inferiores flectidos, e consiste na introdução transrectal de uma sonda ecográfica, concebida para esse efeito, que adquire imagens da próstata através da parede do recto. É um procedimento rápido e indolor, não sendo necessária qualquer preparação intestinal.

A ecografia prostática transrectal será sempre realizada por um médico Urologista, experiente não só em imagiologia prostática mas também no tratamento médico e cirúrgico das patologias da próstata, o que lhe confere a melhor sensibilidade para a correcta interpretação do exame.