Exames e Tratamentos

Ecografia Vesical

A ecografia vesical é um exame de primeira linha na avaliação de patologia da bexiga. Permite identificar e caracterizar neoplasias, cálculos urinários, divertículos, entre outras patologias. A presença de alterações ou de achados suspeitos na ecografia vesical desencadeia, em regra, o pedido de outros exames complementares de diagnóstico mais específicos, como, por exemplo, a cistoscopia.

O exame é realizado na posição deitada, com uma sonda que se encosta à pele na região supra-púbica, onde foi previamente aplicado um gel inócuo. É rápido, completamente indolor e não-invasivo. Para que o exame tenha validade, é necessário que a bexiga esteja cheia, razão pela qual se indica ao paciente a ingestão de pelo menos meio litro de água, 30 a 60 minutos antes da hora do exame.

A ecografia vesical será sempre realizada por um médico Urologista experiente não só em imagiologia vesical, mas também no tratamento médico e cirúrgico das patologias da bexiga, o que lhe confere a melhor sensibilidade para a correcta interpretação do exame.