Exames e Tratamentos

Estudo Urodinâmico completo

O estudo urodinâmico é um exame urológico que avalia o comportamento e funcionamento da bexiga, nas fases de enchimento e esvaziamento, avaliando também a função do esfíncter urinário.
Está indicado para pacientes com sintomas urinários e incontinência urinária refractários ao tratamento, para avaliação de pacientes com doenças neurológicas ou para melhor caracterizar a patologia de pacientes antes de procedimentos cirúrgicos urológicos.

É um exame com uma duração de 30 a 60 minutos e é indolor. Consiste na introdução de uma sonda na bexiga, através da uretra, e outra sonda no recto. Estas sondas têm sensores que medem a pressão.

O exame está divido em 3 componentes: o primeiro consiste numa fase de enchimento vesical lento, com soro fisiológico (através de um catéter vesical), e a concomitante avaliação das pressões intravesical (através de um transdutor de pressão presente no mesmo catéter vesical) e intraabdominal (catéter de balão intrarectal) e na medição de um eventual fluxo urinário (urofluxómetro); de seguida obtém-se, durante uma fase miccional (em que é pedido ao paciente para urinar), curvas de pressão/fluxo, ou seja, a relação entre as pressões intravesicais e o fluxo urinário; o terceiro componente, a perfilometria uretral, permite avaliar a pressão de encerramento do esfíncter uretral, através de um transdutor colocado na extremidade de um catéter que percorre a uretra à medida que é recolhido.

Poderá visualizar um vídeo demonstrativo, produzido pela EAU do exame clicando AQUI.

O Estudo Urodinâmico será sempre realizado por um médico Urologista experiente em Urologia funcional e no tratamento médico e cirúrgico das patologias associadas, o que lhe confere a melhor sensibilidade para a sua correcta avaliação.