Exames e Tratamentos

Urofluxometria de Ambulatório

A Urofluxometria é um exame urológico essencial para a investigação dos sintomas urinários, permitindo a obtenção de um gráfico da velocidade da micção. A forma como um doente urina é variável entre diferentes micções, pelo que é sempre recomendada a realização de mais do que uma Urofluxometria para obtenção de resultados fidedignos. Por outro lado, é também frequente o doente sentir-se inibido ao urinar num ambiente médico, podendo fazê-lo com mais dificuldade, o que poderá falsear o resultado.

A Urofluxometria de Ambulatório é um exame que permite a realização de várias Urofluxometrias com recurso a um dispositivo FLOWTAKER®, podendo o doente realizar o exame no domicílio, no seu ambiente de conforto.

A realização deste exame exige a aquisição de um dispositivo FLOWTAKER®, uma vez que este é descartável e de uso único (fica associado a um único paciente). No final do exame, os dados recolhidos são descarregados para um computador, momento a partir do qual o dispositivo é inutilizado.

O exame tem uma duração de 15 dias. Nesses 15 dias, deverá utilizar o dispositivo FLOWTAKER® quando quiser urinar e tiver oportunidade, devendo viver o seu dia-a-dia normal e habitual. No entanto, em três períodos de 24 horas, que não têm de ser consecutivos, deverá utilizar o dispositivo sempre que urinar (em todas as micções desses períodos, de dia e de noite).

No dia em que o dispositivo FLOWTAKER® é entregue ao paciente, fica também agendada uma marcação com o médico Urologista responsável pelo exame, para, terminada a duração do exame, ser realizada a verificação dos dados e do diário miccional, essencial para a produção do relatório.